Convivência com gatos
O Border Collie se dá bem com gatos?
Todo cão costuma se dar bem com gatos quando são apresentados ainda filhotes. Existem muitos tutores que gostam de ter em casa um gato e um cachorro. Então, a dica que nós do Canil Seleção Natural damos é: apresente o seu filhote de maneira tranquila e gradativa para o gato, não force que os dois interajam inicialmente, pois para este relacionamento acontecer, os dois precisam de espaço.
É muito importante supervisionar o gato e o filhote de border collie no primeiro contato, mantendo sempre os dois separados caso você não esteja presente. Como o cão é apenas um filhote, tudo para ele é novo, o gato por sua vez, pode não aceitar que o filhote invada o espaço dele e reagir, tornando essa primeira experiência frustrante e traumatizante. Por isso, é importante que essa interação se desenvolva bem lentamente e aos poucos, evolua.
Existem alguns gatos que são antissociais e não gostam de contato físico, é importante que o tutor conheça bem o seu gato, para não forçar uma amizade rápida demais e gerar traumas para os dois. O importante, como dito anteriormente, é respeitar o espaço de cada um, para que a amizade aconteça de forma tranquila para ambos os lados. A amizade entre cão e gato pode evoluir de maneira rápida e também pode demorar, vai depender do temperamento dos dois, do modo de apresentação, da experiência nas interações, assim como a paciência do tutor para unir o cão e o gato.