Sobre a Raça
Quanto custa um Border Collie?
Para começar, é interessante saber quanto custa um cachorro da raça Border Collie para avaliar sobre sua decisão. Se você planeja investir dinheiro em um cachorro Border Collie filhote, você vai gastar entre R$ 3.000 e R$ 7.000. Nosso canil tem belas ninhadas com documento que certifica a origem (pedigree); Os antepassados, como pais e avós, já foram campeões nacionais ou internacionais em campeonatos caninos. Somos um canil confiável e que cumpre com todas as regulamentações.
Origem
O seu nome, “Border“, significa “fronteira”. Collie vem da palavra celta “colley” e significa “útil” e “fiel”.
Border collie é uma raça canina do tipo collie desenvolvida na região da fronteira anglo-escocesa na Grã-Bretanha para o trabalho de pastorear gado ovino. Seus ancestrais já atuavam como pastores de rebanhos no século XVI.
Fama
O cachorro Collie já foi xodó da Rainha Vitória do Reino Unido no século XIX. Em pinturas e fotografias antigas, é comum observar a monarca com os cãezinhos. Um dos favoritos da realeza era Sharp, que faleceu em 1879, aos 15 anos, e recebeu um memorial especial na cidade de Windsor.
Inteligência
Popular em seu país de origem, é considerada a raça de cães mais inteligente, de acordo com o livro de Stanley Coren, A Inteligência dos Cães de 1995. A raça possui características notáveis para os mais diversos tipos de adestramento, incluindo provas de corrida, dança, obediência e agilidade (agility). O border collie também pode ser visto sendo super eficiente em algumas funções policiais, como farejador e na função de resgate de pessoas.
Motivos para ter um Border Collie
O Border Collie é considerado o cachorro mais inteligente e leal. Adora passear, correr, gosta de crianças, gosta de interagir com as pessoas, gosta de brincar de buscar objetos como bolinha e de nadar. De porte médio e popular pela aparência, ele tem muita energia e está sempre apto para praticar alguma atividade, por isso, tem conquistado cada vez mais tutores que buscam por um companheiro para rotinas mais agitadas.
Por estar sempre tão disposto, o Border Collie tende a procurar novos desafios, o que ajuda muito nos programas de adestramento, também se adapta muito bem às rotinas de trabalho.